Curso de Economia
Oi pessoal. Max aqui. Vou comentar um pouquinho sobre minha graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas.
Primeiro, uma explicação rápida sobre o curso. Ciências Econômicas é, dentro, bem, das Ciências Econômicas, a formação mais generalista no nível de graduação (porque há generalistas no nível técnico). O mais normal de encontrar é a titulação de Economia, sendo que quem consegue o bacharel é um economista. O curso concentra um pouquinho de tudo, como Contabilidade, Administração, Finanças, etc, então é uma formação tiquin.
Segundo, sobre a faculdade. Eu estou fazendo o curso na Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade privada de São Paulo. Sou bolsista, não tenho ilusões sobre isso ser realmente por interesse em mérito acadêmico da faculdade, mas tenho muita consciência da minha situação, então não posso compartilhar da opinião extremista do Johan.
Terceiro, sobre a graduação. Estou no terceiro período, e acreditem ou não, mas é bem mais tranquilo do que imaginei. Tive Fundamentos de Economia, Administração, Comunicação, Direito, Matemática Básica, Cálculo I, História do Pensamento Econômico, História Geral da Economia, História Econômica do Brasil, Estatística, Empreendedorismo e Futurologia (Desafios Contemporâneos). Achei a grade fechadinha, linear, bem redondinha. Tive dois choques, que foi na parte da matemática, porque a parte do Cálculo foi bem complicada e Estatística precisa de Cálculo, e outra na parte dos nomes, porque há necessidade de memorizar nomes e conceitos é bem maior que no ensino médio. Também estou tendo um choque com nomenclaturas, porque em matemática financeira eu aprendi alguns conceitos colocados em nomes próprios e na faculdade meio que o conceito é um nome por si só (Valor Futuro (VF), Valor Pago (VP), tempo em forma genérica matemática (n)), etc. Fora essas coisas, está sendo tranquilo, embora esteja com medo do que pode vir pela frente.
Quarto, sobre a vida estudantil. É horrível. Comentei no post de educação superior, mas vale sempre lembrar: é horrível. Os professores não se importam (o que é justo, considerando o tanto de trabalho que eles têm), os livros são caros, meus colegas só sabem reclamar (o que me faz ficar com pena de alguns professores) e, pior de tudo, é horrível se programar pra qualquer coisa, porque parece que sempre tem algo vindo que impede de estudar ou que obriga a estudar muito em pouco tempo. Tenho o otimismo de achar que isso é sempre menos intenso que o normal.
Quinto, sobre as disciplinas. Sendo honesto, eu adorei Direito, Comunicação e História Geral. O professor de Direito sabia muito, então ele foi bem completo nas aulas. O de Comunicação era muito simpático, as aulas eram leves, ele usava exemplos bem práticos; parecia o Carioca no Mundo. A professora de História Geral foi bem coesa, embora tenha sido um pouco pobre de desenvolvimento em algumas coisas que eu só percebi depois. Acho que a faculdade fez ela comprimir muito os assuntos, mas foi boa mesmo assim. Quanto as outras matérias... realmente odiei Estatística. Cálculo foi um pouco divertido, mas não gostei muito. Administração é chato por excelência, mas achei fácil, foi principalmente conceitual. Fundamentos foi meio que só pra fundamentar, porque o conteúdo foi meio tanto faz, já que vou ver de novo em Macro e em Microeconomia. História do Pensamento foi minha paixão por 3 meses e escolhi minha escola de pensamento ali (e prefiro não comentar do que acho de algumas outras que eu vi). Empreendedorismo é a matéria mais inútil que eu já vi na minha vida e não merece ser comentada.
Enfim, o post foi só isso mesmo. O Nagi está me empurrando pra fazer uma postagem por semana, mas não faço ideia do que posso escrever toda semana, com tempo pra pensar ou não. Qualquer coisa, recomendo filmes. Tchau pessoal.
Comentários
Postar um comentário