Recomendações de livros de estudo

Oi pessoal. Max aqui.

Ainda não sei o que comentar por aqui, então vou me repetir no assunto educacional e vou recomendar alguns livros para ajudar quem se interessar em estudar ciências (naturais ou humanas). Preciso comprar mais alguns livros, mas comprei muita coisa recentemente.

Matemática

Recomendo Pré-Cálculo e Cálculo da coleção Para Leigos da Editora Alta Books. Achei bons livros para quem está começando em um curso de ciências naturais, exatas e algumas ciências sociais.

Pré-Cálculo é um pouco denso, porque tem que sintetizar o conteúdo do primeiro ano do ensino médio, parte do segundo e parte do terceiro. É uma leitura para quem vai começar o cálculo I (Cálculo Diferencial Integral de Uma Variável) e quem vai ver álgebra linear.

Cálculo é um pouco leve, mas abrange toda a parte referente ao cálculo I. Tem uma parte introdutória que relembra conceitos de pré-cálculo, então quem quiser partir direto para este livro não vai ter grande perda de conteúdo básico.

Um livro que não recomendo, mas que é bom para poder pesquisar é Estatística, também da coleção Para Leigos da Alta Books. O livro é muito denso, porque junta tanto Estatística I quanto Estatística II. Tem muitos problemas de fugir da prática, perdendo muito tempo em textos muito longos e que as vezes tem um problema de repetição. Não recomendo gastarem dinheiro neste livro, mas podem fazer uso dele em algum momento caso o tenham.

Versões:

Pré-Cálculo: Forseth, Burger, Gilman, Rumsey. Edição de 2011.

Cálculo: Ryan. Segunda edição. 2016.

Estatística: Rumsey. Segunda edição. 2019.

Ciências Naturais

Recomendo o Minimanual Compacto de Biologia - Teoria e Prática e o Manual Compacto de Química, ambos da Editora Rideel. Ambos os livros são muito bons para aprendizado básico sobre Biologia e Química tanto para ver no ensino médio quanto para ajudar no vestibular - não sei dizer sobre usar na faculdade.

O Minimanual de Biologia tem uma deficiência na parte de genética, mas ele é bom em taxonomia, citologia, estudo das teorias da vida e básico de ecologia. É um livro bom principalmente para quem começou o ensino médio e quem está se preparando para o vestibular.

Manual de Química é um livro um pouco mais denso, bem mais prático que o Minimanual de Biologia, cheio de atividades. Há muitas tabelas exemplificativas e de estudo, com padrões nacionais e internacionais adequadamente utilizados e tudo bem simplificado. Acho que é bom para todo o ensino médio, mas não sei sobre vestibulares.

Outros dois livros bons para se estudar ciências naturais, mais especificamente anatomia e eletromagnetismo/acústica/moderna, são o Atlas do Corpo Humano feito pela Revista Veja, no selo Guia, e o Volume 3 da Coleção Física Aula por Aula da Editora FTD.

O Atlas demonstra visualmente as partes da anatomia humana e sua forma em movimento, descrevendo ciclos realizados com o uso das partes. Como é dividido em volumes, é possível que quem se interesse possa obter um volume específico para o que quer ver. Tenho em mãos o Volume quatro, que trata bem do sistema urinário, reprodução e ciclo da vida.

O Volume 3 da Coleção Física é um livro didático, volumoso e simples. É adequado para o aprendizado geral, embora provavelmente inadequado para quem está no ensino superior ou muito deficiente no caso. Provavelmente se pode/só deve achar eles em acervos públicos.

Versões:

Minimanual: Boschilia. Segunda edição. 2003.

Manual: Scarpellini, Andreatta. 2011.

Atlas: Volume 4, 2008.

V. 3 Coleção: Xavier, Barreto. PNLD - FNDE (Atividade no currículo público: 2012-14). Produzido: 2010.

Linguística

Só tenho um livro que toca linguística: Gramática da Língua Portuguesa: Manual de estudos. Comprei meio que por acidente, porque pensei que fosse um dicionário.

O Manual de estudos é principalmente um guia de comunicação, já que se concentra na relação oração-sujeito, com muito foco no estudo do substantivo, do verbo, do adjetivo e do pronome. Ainda menciona diretamente o Novo Acordo Ortográfico.

Versão: Saliba, Massabki. Segunda edição. 2020.

Ciências sociais

Esta parte é meio que pra fazer um pouco de lobby pra minha área de estudo (economia). O Nagi me ajudou nisso:

Micro e Macro Economia: Sexta edição, do imortal Sandoval de Vasconcellos, 2022, Editora Atlas. É um ótimo livro para quem estuda ciências econômica e acho que vou usar até terminar a minha graduação.

Economitos: David Orrell, 2012, tradução por Ariana C. Rieche, Editora Best Seller Ltda. É o Nagi que está lendo ele e segundo ele está sendo interessante até agora, porque o autor não teve contenção em falar mal dos financistas.

A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado, Lewis Morgan/Frederico Engels, tradução por Leandro Konder, Editora BestBolso, 2014. É um bom livro para o estudo do desenvolvimento familiar, não somente no sentido historiográfico como também geográfico, estudando as características naturais e o possível impacto no processo evolutivo social. Ainda falta terminar o livro, mas está sendo muito interessante. Obs.: não sou socialista. Não me boicotem.

 

Acho que é só por enquanto. Não costumo ler muitas coisas, na verdade. Espero aproveitar o tempo das férias para olhar algo. Agora vou ajeitar os livros, então até mais. Boa noite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentários sobre Harry Potter

Neonagi

Curso de Economia