Ensino superior
Oi pessoal. É o Max aqui.
Estive pensando no que escrever na minha primeira postagem no blog, mas a única coisa interessante que consegui pensar foi falar sobre Diospireiro, mas não quero correr o risco de dar um deslize e dar spoiler. Então, resolvi fazer um serviço público e comentar sobre o Ensino Superior, já que estamos no meio do Enem.
Primeiramente, é como um remédio muito amargo: quanto maior a ânsia melhor é o efeito. Por isso, não adoeçam, fiquem longe (brincadeira). Não é nada agradável: tem que contar o tempo pra comer, o professor realmente não se importa com você, ele não se importa em tentar remediar situações que não sejam causadas por eles mesmos. Tem que ter autoconsciência de suas próprias limitações para poder guiar o foco pra corrigi-las, porque não há espaço, temporal ou de tolerância, para poder se "acostumar" com o tratamento.
Segundo, não briguem ou se alienem de seus colegas. Muita gente pode pensar que é igual o fundamental ou o ensino médio, mas não é. Se você brigar com um colega, você muito provavelmente vai ter apenas um apoio a menos para poder lidar com todo o tranco, seja em trabalho em grupo de estudos, em seminários, em atlética ou mesmo para poder pedir ajuda em uma pesquisa pro TCC. Tratem os outros com o devido respeito, cuidem de ter uma socialização mínima e tentem sempre agregar, seja em sala, em festa ou em trabalho.
Terceiro, leiam sempre. Leiam antes das aulas, anotem e pesquisem livros. Peçam recomendações aos professores sempre que possível, além dos livros que eles disserem que vão usar nas aulas. Sempre faz diferença ter um pouquinho a mais de preparo, tanto pra poder usar nas aulas quanto numa futura pesquisa pra faculdade ou pra alguma atividade pessoal.
Quarto, alguns podem não saber, mas não existe sistema de aprovação automática na faculdade. Existem professores que usam esse método, e pode acabar tendo a sorte duvidosa de conseguir um assim, mas essa não é nem a norma nem uma coisa boa, tanto pro aluno quanto pro professor. As faculdades privadas tem como objetivo o lucro, e é prejudicial para elas acabarem com um baixo desempenho, que é o que a corrupção das notas pode causar em algum momento e isso inevitavelmente pode causar a anulação do curso e dos formandos e formados. Nas instituições públicas, tenham em mente que elas não são voltadas primeiramente para o ensino, mas para a pesquisa (universidades) e a capacitação profissional (institutos), então a sua formação será quase sempre voltada para a carreira acadêmica ou atividade profissional de alguma forma, o que significa que os danos provocados pela aprovação automática sejam como uma bola de neve do desastre. Não ignorem ou enrolem o estudo, mantenham o conhecimento sempre na ponta.
Por fim, eu entendo que muitas pessoas ainda estão indecisas com o que vão fazer depois que passarem no Enem ou o que colocar no vestibular na hora da inscrição, mas a única coisa que eu posso recomendar é: reflita. Não precisam pensar em coisas como "quero passar o resto da minha vida nisso", pensem com calma, olhem todas as opções disponíveis. Façam uma reflexão ética aristotélica: o que você gosta de fazer, o que você pode fazer, o que você consegue fazer e o que for necessário para você fazer. Lembrem-se que o mundo existe, então não podem escolher algo pela emoção; também existe a excitação e a paixão, então não pode pensar de forma extremamente materialista. Pesem cada coisa que acharem significantes e façam um balanceamento entre elas, para chegar no que lhe atrai e o que aceita fazer.
Não se apressem, não tenham medo e não anseiem. As coisas vão vir com o tempo, o resultado que esperam vai sair e sempre vão ter um caminho alternativo caso não tenham o que querem ou não quiserem mais algo. Se servir de ajuda, vou deixar o link para o Decisão de Carreira da Fundação Estudar. É curtinho, reflexivo e pode ajudar em uma possível decisão.
https://conteudos.napratica.org.br/decisao-de-carreira-na-pratica/?utm_source=portal_np&origem=portal_np&utm_medium=referral&meio=referral&utm_campaign=artigo-69sitescursosonline&campanha=artigo-69sitescursosonline&referral=portal_np-referral-artigo-69sitescursosonline&_gl=1*evt9vu*_ga*MTQ0MjYwMDgzMy4xNjY1MDU5OTY1*_ga_7WBS7RLRD9*MTY2ODc0MDM0OC43LjEuMTY2ODc0MDQxNi41My4wLjA.
Comentários
Postar um comentário