Sobre NSME
Nagi falando!
Estou escrevendo esse artigo porque é verdadeiramente frustrante pra mim ver os leitores do Wattpad não tendo uma exata noção do que acontece em NSME, então vou explicar algumas coisas que, talvez, causem muita confusão e não são necessariamente um segredo.
1º Os casais.
O Harry não é gay. Ele não é hétero, mas definitivamente ele não tem um interesse romântico por homens (eu acho). Ele não vai ficar com o Draco, Tom, Ron ou qualquer um, ao menos não em relacionamento amoroso. O par dele já foi decidido na quarta temporada, e está bem claro que é a McWorthy.
2º Sobre as personalidades.
Todas as personalidades são plásticas e estranhas, porque eu não construi elas com um foco particular até agora. É provável que os mais desenvolvidos até agora são o Adrien, o Voldemort e o Harry, embora provavelmente só na minha cabeça.
O Adrien é um garoto que cresceu mimado e como filho único, que não soube como lidar com uma divisão de atenção (mesmo tendo uma irmã menor), e teve um relacionamento muito bruto com o irmão até ser salvo por ele num momento em que ele poderia simplesmente não ter feito nada, então um tipo de interesse (não sei a extensão ou profundidade, mas é real) meio fraterno, com ele finalmente tendo tido uma realização do que é um laço de irmãos.
O Voldemort não foi exatamente mencionado, mas as poucas cenas dele meio que deixaram claro o quanto ele não é louco, apenas... tolo. Muito tolo. Diria até que ele é desenvolvido pela existência do Tom Riddle na história, não necessariamente pela própria atuação. Eu fiz um tipo de "cut scene" do final na aba de Conversas no meu perfil, então vocês podem ir lá ver e analisar o que o Harry viu no Voldemort (que é provavelmente mais do que o próprio Voldemort viu).
Sobre o Harry... é mais do que só personalidade.
3º Sobre o Passado do Harry.
Não sei se ficou claro, mas o passado do Harry foi sendo desenvolvido a partir da terceira temporada, por causa do efeito dos dementadores. Houve uma menção inicial no capítulo 23, uma melhor elucidação no 24, mas só foi desenvolvido realmente a partir do capítulo 33-35, eu acho. É um coisa óbvia, mas para quem talvez não tenha entendido até agora, a mente do Harry é um lugar cuja própria arquitetura é caótica. Ele não é louco nem instável em termos mentais, mas o "psicológico" (ou simplesmente a relação entre o equilíbrio emocional e a saúde física) é profundamente doentio.
Na terceira temporada, ele tem fleches de memórias, que muitos podem tomar como simples memórias trazidas pelos dementadores (o que é parcialmente uma verdade). Na quarta temporada, especificamente a partir do capítulo 45, quando o Tom é reencarnado, ele passou a ter episódios mais profundos de lembranças. Isso foi causado porque as memórias da infância dele foram represadas através de um palácio mental contraditório ("um lance de escadas tão estranho"), profundo ("escada em direção ao 'subsolo'"), restritivo ("labirinto escuro") e espelhado ("flutuando sobre um Válter Dursley", "à esquerda, e ele olhou, pelo canto dos olhos, crianças correndo"). O Tom caminhou por lá diretamente, não sendo enganado porque ele já conhecia os caminhos da mente do Harry, mas mesmo ele não entedia certas coisas (como reações fisiológicas) e evitava outras (como a criatura que ele tropeçou). Houve muito trauma, muita tristeza e, principalmente, muito culpa dentro das emoções do Harry, e como emoções são necessariamente as construtoras da memória, a própria magia do Harry agiu para poder bloquear todas as memórias infelizes dele, e essas represas mentais foram prejudicadas (com os ataques dos dementadores e com a retirada do Tom da mente do Harry) e depois destruídas (primeiramente quando o Harry vê os ecos fantasmas da família morta dele e depois quando o Dumbledore tenta entrar na mente dele e tudo se libera mais mais completamente). As defesas dele eram tão fortes e determinadas em guardar as memórias dele que, mesmo após as barreiras terem sido destruídas por dentro, a defesa externa ainda foi ativada, o que criou um tipo de eco fantasma (que é puramente magia em forma, não necessariamente construída para ser visualmente uma forma demoníaca) contra invasores exteriores.
O Harry tem depressão, dependência química, culpa do sobrevivente, compulsão por sexo, um tipo de pareidolia reflexiva e comportamento autodestrutivo. Não tem como explicar sem ler, sinceramente.
4º Sobre a estória.
Talvez muita gente não tenha percebido, mas em um momento entre a segunda e a terceira temporada, o eixo central da história mudou. Durante a primeira temporada o Harry era muito fissurado com a Camille e a Christina, mas depois centrei muito nos problemas dele e, ao final, foquei em "memórias perdidas". Meio que todo o passado do Harry foi uma coisa que eu criei pra poder enterrar toda a primeira temporada, porque eu não queria mais seguir aquilo mas ao mesmo tempo não queria recomeçar a história, então só ajeitei e coloquei conteúdo pra poder mudar. Acabou que eu "gostei" dos rumos que tavam tomando e me apliquei para escrever mais, e acabou ficando natural pra mim o desenvolvimento que acabou seguindo.
5º Finais descartados.
Eu sinceramente nunca pensei no final da estória antes da quarta temporada, então não faço ideia de como acabaria se eu seguisse a linha original. Porém, há coisas que eu sei que aconteceriam, e seriam elas:
- O Harry ainda iria amar a Christina e a Fleur, e não sei se ele entraria em resolução com a morte da Christina ou não;
- O casal final seria Fleur x Harry; e
- Harry teria um momento de desequilíbrio no quarto ano, quando ele visse a Fleur vindo pelo Torneio Tribruxo. Ele já teria se conformado de não ver mais ela, e teria entrado em parafuso quando visse ela.
6º Considerações finais.
NSME é uma história que é uma sucessão de erros e desistências minhas, que acabaram sendo adaptados o bastante pra virar uma única história sem negações (embora provavelmente haja contradições que eu não prestei atenção). Eu realmente me considero sortudo por ter feito as coisas suficientemente simples no começo pra poder desenvolver sem me enrolar muito, e é útil ter feito uma base adequada para poder desenvolver a teoria mágica sem problemas muito grandes.
Agradeço por tolerarem uma história tão longa e com tantas pausas. Sei como é frustrante não ter uma história lenta ou com atualização irregular, bem como quando são muito grandes (embora eu tenha esperança de que a base de leitores é a mesma desde o começo. Sinto falta de algumas pessoas, porém).
Obrigado por lerem!
Comentários
Postar um comentário